Surto Psicótico: O que é?

surto-psic-tico-1

Surto Psicótico:

 

A palavra “surto” é popularmente utilizada para descrever mudanças de comportamento inesperadas ou desproporcionais diante de um acontecimento do dia a dia. Porém, diferentemente do que acontece em situações cotidianas específicas, como um acesso de raiva passageiro em meio a uma briga, por exemplo, o surto psicótico normalmente ocorre sem aviso, sendo acompanhado por sintomas psicóticos.

Psicose é um transtorno mental que faz com que as pessoas percebam ou interpretem as coisas de maneira diferente das pessoas que as rodeiam. Isso pode envolver alucinações ou delírios. A palavra psicose é usada para descrever condições que afetam a mente, onde houve alguma perda de contato com a realidade. Durante um episódio psicótico, os pensamentos e percepções de uma pessoa são perturbados e o indivíduo pode ter dificuldade em entender o que é real e o que não é.

Algumas pessoas podem passar por um único surto psicótico na vida, outras podem desenvolver episódios psicóticos mais de uma vez.

 

QUEM PODE DESENVOLVER UM QUADRO PSICÓTICO?

Há diversos fatores que podem levar a um surto psicótico, entre eles as condições mentais ou psicológicas do indivíduo, problemas médicos e consumo excessivo de álcool e de outras drogas.  Em alguns casos é possível que se trate da doença chamada Esquizofrenia, pode surgir também em decorrência de eventos extremamente estressantes ou um único evento muito estressante como por exemplo a morte de uma pessoa muito importante e querida, a perda do emprego quando a situação geral for muito delicada e esta perda acarretaria muitas outras perdas, etc.

A psicose é um dos indícios de algumas das formas mais graves de transtorno mental, e pode se manifestar repentinamente. Estes surtos ocorrem, com maior frequência, entre os 20 e 30 anos.

 

SINTOMAS

O surto psicótico pode afetar uma pessoa repentinamente, representado por sintomas como delírios e/ou alucinações, comportamento desorganizado, oscilações de humor etc.

A pessoa percebe que algo não vai bem, sente seu senso de realidade alterado e então, as pessoas veem que há uma agitação anormal. A necessidade neste caso vem de compreender a natureza do surto e suas limitações. Esses sintomas vão se desenvolvendo, o doente vai dando sinais e as pessoas não dão a devida atenção, elas negam o que veem. Quando a situação aparece de forma gritante, extraordinária, é exatamente porque foi negada a existência da doença mental.

 

SURTO PSICÓTICO X USO DE DROGAS

Não se sabe ao certo a relação entre o surto psicótico e o uso de drogas. Pessoas que não possuem nenhum tipo de psicose podem apresentar episódios de surto ao utilizarem drogas e outras substâncias psicoativas. No caso do álcool, a crise só ocorre quando consumido de forma excessiva, podendo entrar numa agitação psicomotora, de forma desorganizada, agressiva. O surto pode ocorrer em pessoas que utilizaram a substância pela primeira vez, nesses casos, só ocorre um surto se o indivíduo tiver uma predisposição à doença.
O abuso de drogas pode produzir surtos psicóticos, como acontece também o inverso. Pessoas doentes, psicóticas, deprimidas, que fazem uso da droga e de forma abusiva podem se tornar um dependente químico.


 

Clique aqui e conheça nossos psiquiatras especialistas

 

Continue lendo - Surto Psicótico: Tem Tratamento?