Surto Psicótico: Tem Tratamento?

surto-psic-tico-2

(parte 2)

 

TRATAMENTO

O tratamento para psicose deve ser indicado após um diagnóstico minucioso, realizado por especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Uma avaliação médica completa e detalhada oferece subsídios para a escolha das melhores técnicas utilizadas no atendimento às necessidades específicas de cada paciente.

Entre os principais tratamentos para sintomas psicóticos, estão os medicamentosos e os psicoterapêuticos. Eles podem ser realizados de forma isolada ou em conjunto, dependendo das causas do problema e do estágio em que a pessoa se encontra.

Qualquer procedimento deve ser realizado com a prescrição e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais capacitados e preparados para esse tipo de intercorrência.

Em casos de consumo abusivo de substâncias psicoativas, os sintomas podem passar após o término dos efeitos da substância. Porém, se isso não ocorrer, serão necessárias outras medidas além da simples desintoxicação para tratar o surto psicótico, como o uso de medicamentos, acompanhamento psicológico e até mesmo internação.

Depois de um episódio psicótico, a maioria das pessoas que melhora com a medicação precisa continuar administrando a medicação por pelo menos um ano. Cerca de 50% das pessoas precisam tomar medicação a longo prazo para evitar que os sintomas se repitam.

Se os episódios psicóticos de uma pessoa são graves, eles podem precisar ser internados em um hospital psiquiátrico para tratamento.

 

COMPLICAÇÕES DA PSICOSE

Pessoas com histórico psicótico são mais propensas do que outras a ter problemas de abuso de drogas ou álcool, ou ambos. Algumas pessoas usam essas substâncias como uma maneira de gerenciar sintomas psicóticos. No entanto, o abuso de substâncias pode agravar os sintomas psicóticos ou causar outros problemas.

 

AUTOMUTILAÇÃO E SUICÍDIO

Pessoas em surto psicótico têm um risco maior do que a média de cometer automutilação e tentar suicídio.

Se você acha que um amigo ou parente está vivenciando algum sintoma, procure sinais de cortes inexplicáveis, hematomas ou queimaduras de cigarro, geralmente nos pulsos, braços, coxas e peito. Pessoas que se machucam podem se manter cobertas o tempo todo, mesmo em clima quente. Procure ajuda!
 

Clique aqui e conheça nossos psiquiatras especialistas