Transtorno de Personalidade Borderline: Qual o Tratamento?

borderline-2

Agressividade

 

Reações agressivas podem ser decorrentes da impulsividade dos pacientes, que também costumam ter problemas para controlar a raiva.

 

Dificuldades para confiar

Quem tem essa síndrome nem sempre consegue confiar em pessoas próximas. Geralmente esse comportamento é acompanhado do medo em relação às verdadeiras intenções dos outros.

Outros sintomas incluem a automutilação e a ideação/ameaça suicida.

 

Sinais e sintomas da Síndrome de Borderline

Pessoas Borderline podem sofrer mudanças extremas de humor e podem demonstrar incertezas sobre quem são. Como resultado, seus interesses e valores podem mudar rapidamente.

 

Sinais em situações cotidianas

Os portadores desse transtorno têm medo que as as emoções fujam do seu controle, demonstrando tendência para se tornarem irracionais em situações de maior estresse e criando uma grande dependência dos outros para conseguirem manterem-se estáveis.

Alguns desses sinais podem ser experimentados por pessoas com outros distúrbios e mesmo por pessoas sem nenhum transtorno mental. Isto não significa que eles podem ter a Síndrome de Borderline. É importante que um psicólogo ou psiquiatra realize uma avaliação completa para determinar diagnosticar um quadro de Transtorno de Personalidade Borderline. Somente um psicólogo ou psiquiatra devidamente habilitado deve orientar as opções corretas de tratamento.

 

Testes e Diagnóstico

Infelizmente, a Síndrome de Borderline é muitas vezes sub-diagnosticada ou mal diagnosticada. Um psiquiatra ou psicólogo pode diagnosticar o transtorno com base em uma entrevista completa e um exame médico abrangente. A análise clínica pode ajudar a descartar outras possíveis doenças e transtornos. É importante fazer exames fisiológicos, como hemograma e sorologia, para a exclusão de outras doenças, pois as suas características são semelhantes a outras doenças, como depressão ou esquizofrenia, por exemplo.

 

Como procurar ajuda?

Ao notar os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline no seu próprio comportamento ou em pessoas próximas, o mais indicado é procurar ajuda médica. O tratamento tem como objetivo a minimização desses sintomas e a melhora no bem-estar e na qualidade de vida do paciente — isso pode incluir o uso de medicamentos, terapias e suporte para a família lidar com o transtorno.

 

Tratamentos e Terapias

A Síndrome de Borderline historicamente foi vista como difícil de tratar. No entanto, com um tratamento mais moderno e adequado, indivíduos diagnosticados têm apresentado uma qualidade de vida melhorada. Muitos fatores afetam o tempo necessário para que os sintomas melhorem, uma vez que o tratamento comece. Por isso é importante que as pessoas com o transtorno e seus entes queridos sejam pacientes e recebam suporte apropriado durante o tratamento. Pessoas com Síndrome de Borderline podem se recuperar.

O tratamento do Síndrome de Borderline é realizado com o uso de medicamentos antidepressivos, estabilizadores de humor e calmantes indicados pelo médico psiquiatra.

Além do tratamento com remédios, é necessário manter acompanhamento psicológico para realizar psicoterapia e ajudar o indivíduo a controlar suas emoções negativas, como saber enfrentar momentos de maior estresse.

 

Psicoterapia

A psicoterapia é um dos principais tratamentos para pessoas com Síndrome de Borderline. O acompanhamento psicoterapêutico pode ser fundamental para aliviar alguns sintomas.

A psicoterapia pode ser realizada individualmente entre um psicólogo e o paciente ou em uma configuração de grupo. As sessões grupais conduzidas por psicólogos especializados no quadro podem ajudar a ensinar pessoas Borderline a interagir com outras pessoas e a se expressar de forma eficaz. É importante que as pessoas em terapia se dêem bem e confiem no seu terapeuta. É importante ressaltar que a própria natureza da Síndrome de Borderline pode tornar difícil para as pessoas com este transtorno manter um vínculo confortável e confiante com seu terapeuta.

 

Clique aqui e conheça nossos psiquiatras especialistas