Túnel de carpo

A síndrome do túnel de carpo tem como principal característica sensações de formigamento e dormência nas mãos. Recebe esse nome porque o túnel de carpo é uma passagem estreita contendo nervos e tendões no pulso e mão. O nervo mediano do canal do carpo fica localizado entre a mão e o antebraço.

Lesões por Esforço Repetitivo (conhecida como LER) são as principais causas — os movimentos repetitivos, como digitação. Existem outras características como pancadas, quedas ou fraturas. A síndrome também pode estar ligada a um tumor ou uma inflamação, por exemplo: artrite

É comum em mulheres de 30 a 50 anos. E os sintomas dessa síndrome são:

Dormência;
Queimação e formigamentos nas mãos;
Dores nos dedos.
Em alguns casos as dores são intensas que o indivíduo acorda durante a noite com a sensação de queimação, ou dor, devido à posição da mão.

Sem o tratamento correto, a dor pode evoluir a ponto da pessoa não conseguir realizar tarefas simples, como pegar um copo.

É recomendado procurar um médico ortopedista para testes: Phalen (ao dobrar o punho e mantê-lo curvado durante um minuto é possível saber se há pressão no nervo) e o teste de Tinel (verifica o nervo mediano, se comprometido há sintoma de choque). Em alguns casos é realizada eletroneuromiografia. O diagnóstico é imprescindível para a conduta do médico, que pode receitar um anti-inflamatório não hormonal ou imobilizar o pulso. Caso o paciente não tenha melhora é possível aplicar cortisona no canal do carpo, ou o paciente é indicado para cirurgia.

Sofre com dores na região da mão e do punho? Isso pode ser a Síndrome do Túnel do Carpo, agende uma avaliação com um Ortopedista na Onvita (43) 3373-7900.