Transtorno de Personalidade Borderline: O que é?

borderline-1

 

O que é o Transtorno de Personalidade Borderline?

A Síndrome de Borderline também pode ser chamada de Transtorno de Personalidade Limítrofe.

A personalidade é o conjunto de pensamentos, comportamentos e sentimentos que definem um indivíduo, a sua singularidade e o que ele pensa sobre si mesmo. Para pessoas saudáveis, esse pensamento é consistente ao longo dos tempos, mas algumas têm dificuldades em entender o que pensam sobre si e sobre os outros — e é aí que entra o Transtorno de Personalidade Borderline.

Para quem tem transtorno de personalidade, essas dificuldades são ainda maiores e podem afetar negativamente o bem-estar, o relacionamento interpessoal, a forma de lidar com as próprias emoções e o controle sobre os impulsos. 

Segundo estudos, 1 em cada 100 pessoas tem Transtorno de Personalidade Borderline. As pesquisas também indicam que 75% dos pacientes são do sexo feminino. 

 

Quais são os sintomas do Transtorno de Personalidade Borderline e como identificá-los?

Pessoas com o Transtorno de Personalidade Borderline apresentam as seguintes características: instabilidade emocional; medo de abandono; dificuldades de autopercepção; impulsividade elevada.

A instabilidade emocional do indivíduo com Borderline se mostra, principalmente, nas relações interpessoais — ele costuma apresentar uma hiper-reatividade afetiva, ou seja, enxerga situações boas ou positivas como ótimas, e as ruins ou negativas como catastróficas. Dessa forma, pode considerar ótimas as pessoas à sua volta e, depois de uma pequena frustração, achá-las péssimas.

O medo do abandono também causa grande sofrimento para que tem Transtorno de Personalidade Borderline. Qualquer possibilidade de quebra de vínculo afetivo pode trazer reações negativas e afetar o bem-estar do indivíduo. Em alguns casos, esses sentimentos podem decorrer, inclusive, de sensações imaginárias de abandono.

As pessoas com esse transtorno de personalidade têm ainda uma dificuldade de autopercepção, tanto em relação à imagem física quanto às suas emoções. Essas pessoas nem sempre conseguem se descrever ou identificar suas próprias características, sejam elas positivas, sejam elas negativas. 

A impulsividade também é um traço forte da personalidade Borderline. As atitudes impulsivas acontecem tanto em situações prazerosas quanto agressivas, para gerar prazer ou alívio imediato.

Uma das consequências do comportamento impulsivo pode ser o grande arrependimento, que também causa sofrimento ao paciente. Em alguns casos, essas pessoas chegam a se automutilar, porque têm mais facilidade em lidar com a dor física do que com a dor emocional. 

 

Mudanças no humor e nos interesses

Pessoas com o Transtorno de Personalidade Borderline sofrem com mudanças repentinas no estado mental e com incertezas sobre a forma como enxergam a si mesmas e o seu papel na sociedade. Por isso, os seus interesses também podem mudar repentinamente.

 

Sentimentos extremos

Os pacientes tendem a enxergar as situações e pessoas sempre como muito boas ou muito ruins. Popularmente, esse comportamento é conhecido como “8 ou 80”.

 

Instabilidade nos relacionamentos

Como consequência dos sentimentos extremos e das mudanças repentinas de humor, as pessoas com Borderline costumam ter relacionamentos muito intensos e instáveis.

 

Medo de abandono

A repulsa à ideia de ser abandonado pode levar o paciente a tomar atitudes drásticas, como a quebra do vínculo antecipadamente como forma de proteção a si mesmo ou até ameaças de suicídio, na intenção de fazer a outra pessoa mudar de ideia.

 

Problemas de autoimagem

As pessoas com essa síndrome costumam apresentar dificuldades para se descrever e para compreender os próprios sentimentos.

 

Impulsividade

A busca por rápido alívio de algum sentimento negativo ou por prazeres pode levar o indivíduo com Borderline a se envolver em problemas como sexo desprotegido, abuso de drogas, distúrbios alimentares, excesso de bebidas alcoólicas, direção perigosa, entre outros. 

 

Clique aqui e conheça nossos psiquiatras especialistas

Continue lendo -