Transtorno bipolar: Tratamentos e Psicoterapia

transtorno-bipolar-1

(parte 2)

 

Tratamentos e Terapias

O tratamento para transtorno bipolar costuma durar por muito tempo, até mesmo anos. Ele costuma ser feito por diversos especialistas de várias áreas – como psicólogos, psiquiatras e neurologistas. A equipe médica, primeiramente, tenta descobrir quais são os possíveis desencadeadores da alteração de humor. Também podem ser investigados os problemas médicos ou emocionais que influenciam no tratamento.

Um plano de tratamento eficaz geralmente inclui uma combinação de medicação e psicoterapia.

 

Medicamentos

Diferentes tipos de medicamentos podem ajudar a controlar os sintomas do transtorno bipolar. Um indivíduo pode precisar tentar vários medicamentos diferentes antes de encontrar aqueles que funcionam melhor.

Os medicamentos geralmente usados ??para tratar o distúrbio bipolar incluem:

  • Estabilizadores de humor
  • Antipsicóticos atípicos
  • Antidepressivos

Qualquer pessoa que tome um medicamento deve:

  • Ter uma prescrição médica e ter a devida orientação de seu psiquiatra. É importante compreender todos os riscos e benefícios da medicação.
  • Informar qualquer preocupação sobre efeitos colaterais para um médico imediatamente. O médico pode precisar alterar a dose ou tentar um medicamento diferente.
  • Evitar parar a medicação comunicar previamente seu médico. De repente parar um medicamento pode levar a um efeito “rebote” ou piora dos sintomas do transtorno bipolar. Outros efeitos de retirada desconfortáveis ??ou potencialmente perigosos também são possíveis.

 

Psicoterapia

Quando feito em combinação com medicação, psicoterapia pode ser um tratamento muito eficaz para o transtorno bipolar. Ela pode fornecer apoio, educação e orientação para pessoas com o transtorno e suas famílias. Alguns tratamentos de psicoterapia utilizados incluem: terapia cognitivo-comportamental, terapia focada na família, terapia de ritmos interpessoais e sociais, psicoeducação.

 

Como posso ajudar uma pessoa querida com transtorno bipolar?

Ajude seu amigo ou parente a consultar um psiquiatra para obter o diagnóstico e tratamento corretos. Você pode precisar fazer a consulta e ir ao médico junto com ele. Aqui estão algumas coisas úteis que você pode fazer:

  • Seja paciente.
  • Incentive o seu amigo ou parente a falar, e ouvir com atenção.
  • Seja compreensivo sobre mudanças de humor.
  • Inclua seu amigo ou parente em atividades divertidas.
  • Lembre à pessoa que ficar melhor é possível com o tratamento certo.

 

Como o transtorno bipolar afeta amigos e família?

Quando um amigo ou parente tem transtorno bipolar, isso afeta você também. Cuidar de alguém com transtorno bipolar pode ser estressante. Você tem que lidar com as mudanças de humor e às vezes outros problemas, como beber muito. Às vezes, o estresse pode esticar seus relacionamentos com outras pessoas. Os cuidadores podem perder o trabalho ou perder tempo livre.

Se você está cuidando de alguém com o transtorno, cuide de si mesmo também. Encontre alguém com quem você possa conversar sobre seus sentimentos. Procure um psicólogo, faça terapia também. Peça orientações sobre grupos de apoio para cuidadores. Se você mantiver seu nível de estresse baixo, você fará um trabalho melhor, e poderá ajudar o seu amado a manter o seu tratamento.

 

Na Onvita você pode ser atendido por especialistas em transtorno bipolar no Online ou presencial em Londrina, acesse nosso site www.onvita.com.br e agende online sua consulta ou ligue para (43)3373-7900.

 

Clique aqui e conheça nossos psicólogos especialistas                              

Clique aqui e conheça nossos psiquiatras especialistas