Teste da Orelhinha é na Onvita!

O Teste da Orelhinha, ou “exame de emissões otoacústicas evocadas”, é obrigatório por lei e deve ser feito para detectar precocemente algum grau de surdez no bebê.

O teste consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do nenê. É rápido, seguro e indolor.

Normalmente realizado durante o sono, o teste da orelhinha pode ser realizado em até 30 dias após o nascimento para que o tratamento seja iniciado com rapidez, caso uma possível surdez seja detectada precocemente.

O teste deve ser feito, principalmente, nos seguintes casos:

  • Nascimento prematuro;
  • Baixo peso ao nascer;
  • Caso de surdez na família;
  • Má formação dos ossos da face ou que envolva a orelha;
  • Caso a mulher tenha adquirido alguma infecção durante a gravidez, tais como a toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes, sífilis ou HIV;
  • Uso de antibióticos após o nascimento.


O teste também permite identificar pequenas alterações auditivas, que poderiam interferir no processo de desenvolvimento da fala.

Em cerca de 5 a 10 minutos, a fonoaudióloga verifica se existe alguma alteração auditiva, se o bebê deve ser encaminhado para a realização de algum exame mais completo, e assim concluir o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

A Onvita Consultas e Exames realiza o Teste da Orelhinha com a fonoaudióloga Daniela Bittencourt (CRFa: 3-10874/PR).

Atenção: O bebê precisa estar dormindo durante o teste! E lembrem-se de trazer a carteirinha de vacinação.