Suicídios Podem ser Evitados

 

suicidios-s-o-evitaveis

Suicídios Podem Ser Evitados

O suicídio é um fenômeno complexo, saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo, isolamento, mudanças marcantes, descuido com aparência, piora no desempenho na escola ou no trabalho, falta de apetite são alguns indicadores de necessidade em buscar ajuda.


A primeira medida de prevenção é não ter medo de falar sobre o assunto. Estimular o diálogo, compartilhar informações é o melhor caminho para quebrar tabus, campanhas como Setembro Amarelo Esclarece, conscientiza e contribui a fim de tirar o assunto da invisibilidade e mudar essa realidade.

O motivo que leva uma pessoa a se suicidar é decorrente de várias causas, como culpa, depressão, humilhação, remorso, ansiedade, medo e dificuldades de administrar o fracasso.
Pensar recorrentemente em se suicidar pode não significar o desejo de não mais viver, mas o desejo de não mais sofrer. Talvez esta pessoa considere que já realizou tentativas de apaziguar o sofrimento, mas devido a falta de sucesso considerou que eliminando a própria vida poderia eliminar toda a dor associada. A amigos e familiares podem ajudar orientando esta pessoa para um tratamento adequado.
Em primeiro lugar esta pessoa precisa ser acolhida por quem estiver próximo e tiver condições de falar algo que possa confortá-la. Esta situação de tristeza profunda indica a necessidade de atendimento profissional, e por isso, caso não haja iniciativa própria, esta pessoa deverá ser orientada para tal.

Não Julgue, Ajude!
Conheça nossos psicólogos e psiquiatras Clicando Aqui.

#psicologia #psiquiatria #prevençãoaosuicídio #setembroamarelo #londrina