Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo é a compressão dolorosa (pinçamento) do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no pulso.

Na maioria dos casos de síndrome do túnel do carpo a causa é desconhecida.

Os dedos e o polegar podem doer, formigar e ficar dormentes.

Os médicos baseiam o diagnóstico em um exame e, se necessário, nos resultados de estudos de função nervosa ou, às vezes, em ressonância magnética (RM) ou ultrassom.

Geralmente, os sintomas podem ser aliviados com o uso de analgésicos, talas ou, às vezes, injeção de um corticosteroide ou cirurgia.

O túnel do carpo recebe o nome de túnel por ser uma passagem estreita através da qual nervos e tendões passam pelo pulso para a mão. O túnel é feito por tendões, ligamentos e ossos adjacentes. O nervo mediano fica localizado na face palmar do pulso e passa pelo túnel do carpo. Este nervo confere sensibilidade ao polegar, dedo indicador, dedo médio e o lado do dedo anelar que fica voltado para o polegar.

A síndrome do túnel do carpo é muito comum, especialmente em mulheres de 30 a 50 anos. Ela pode afetar uma ou ambas as mãos.

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são sensações estranhas, dormência, formigamento e dor nos três primeiros dedos e na metade do dedo anelar, no lado do polegar na mão. Em alguns casos a mão toda é afetada. Em alguns casos, também há dor e uma sensação de queimação ou formigamento no antebraço.

As pessoas muitas vezes acordam durante a noite com uma sensação de queimação ou dor latejante com dormência e formigamento devido à posição da mão. A pessoa pode sacudir a mão para tentar recuperar a sensação normal.

Com o tempo, os músculos da mão na parte dorsal podem enfraquecer e retrair-se pela falta de uso (atrofia).

O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é feito, principalmente, pelo exame da mão e do pulso afetados. O médico pode realizar estudos de condução nervosa ou exames de imagem avançados, como ressonância magnética (RM) ou ultrassom, para ter certeza de que o problema é uma síndrome do túnel do carpo, particularmente se estiver pensando em cirurgia.

Agende uma consulta com um médico ortopedista aos primeiros sintomas.
(43) 3373-7900 www.onvita.com.br