Síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing, também chamada de hipercortisolismo, é uma alteração hormonal caracterizada pelo aumento dos níveis do hormônio cortisol no sangue, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas característicos da doença como rápido aumento de peso e acúmulo de gordura na região abdominal e face, além do desenvolvimento de estrias vermelhas no corpo e pele oleosa com tendência à acne, por exemplo.

Assim, na presença desses sinais e sintomas, é recomendado consultar o endocrinologista para que sejam indicados exames de sangue e de imagem e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito por meio do uso de medicamentos ou realização de cirurgia, por exemplo.

O sintoma mais característico da síndrome de Cushing é o acúmulo de gordura apenas na região abdominal e no rosto, que também é conhecido como face em forma de lua de cheia. Além disso, outros sinais e sintomas que também podem estar relacionados com essa síndrome são:

Aumento rápido de peso, porém braços e pernas finas;
Aparecimento de estrias largas e vermelhas na barriga;
Aparecimento de pelos no rosto, principalmente no caso das mulheres;
Aumento da pressão;
Diabetes, já que é comum que existe maior nível de açúcar no sangue;
Diminuição da libido e da fertilidade;
Ciclo menstrual irregular;
Fraqueza muscular;
Pele mais oleosa e com tendência à acne;
Dificuldade para cicatrizar feridas;
Surgimento de manchas roxas.

Quando o tratamento da síndrome de Cushing não é realizado corretamente, é possível que exista um descontrole hormonal que pode colocar em risco a vida da pessoa. Isso porque o desbalanço dos níveis hormonais pode causar o mau funcionamento dos rins e a falência de órgãos.

Agende sua consulta com um endocrinologista em Londrina na Onvita ou telemedicina (43) 3373-7900