Será que estou com depressão?

A tristeza também faz parte da vida. A perda de alguém querido, um relacionamento rompido, um emprego perdido... São situações que podem deixar a gente “pra baixo”.

No entanto, se o mal estar persistir e a intensidade do sofrimento aumentar, melhor ficar atento.

Como saber se estou com depressão?

Muitas pessoas, no começo do quadro depressivo, se queixam de uma angústia fora de hora - daquelas que incomodam a ponto de sentirem uma dor física no peito.  

Ou então um desânimo que não passa, acompanhado de um mal estar generalizado, com dores no corpo e pensamentos pessimistas.

Alguns percebem uma piora do rendimento no trabalho, na concentração e uma vontade quase insuportável de se isolar em casa.

Alguns perdem apetite, outros ganham.

O fato é que, no geral, as pessoas começam a perder o gosto pelas atividades que antes eram prazerosas e podem até desenvolver quadros de ansiedade e síndrome do pânico na fase inicial da doença.

Porém, apesar dos sinais e alertas do corpo, jamais faça o autodiagnóstico!

Quando devo procurar um médico?

Nos primeiros sinais de depressão, é recomendado procurar um especialista em psicologia ou psiquiatria, pois somente ele está habilitado para oferecer um diagnóstico correto.

Opinião de amigos e familiares, consultas ao “Dr. Google” ou outras fontes de pesquisa não são suficientes, nem seguras, para orientar o paciente em seu processo de cura.

A depressão é uma doença séria, que em casos mais severos pode levar ao suicídio, e por isso não deve ser tratada de forma leviana.

A Onvita Consultas e Exames disponibiliza um quadro de psicólogos e psiquiatras altamente capacitados, que irão auxiliá-lo a chegar a um diagnóstico adequado.

Agende a sua consulta presencial ou online através do Site www.onvita.com.br