Quando ter a primeira consulta no ginecologista?

000

Oito, nove, dez… nós que somos pais podemos encontrar uma variedade de idades recomendadas pelos especialistas para a primeira visita ao ginecologista. Mas, se a doutora A disse que é aos 12 anos, e o doutor B disse que deveria ser com 8, quando é que devo começar a me preocupar com minha filha?

Bem, não existe idade mínima para uma garota se consultar com o médico ginecologista desde que os sintomas sejam ginecológicos. Antes da puberdade, o recomendado é procurar o pediatra, no entanto, se a menarca (primeira menstruação) acontece aos oito anos (o que é incomum, mas não preocupante), então os pais devem procurar um ginecologista! 

A primeira menstruação é o momento ideal para ter a primeira consulta, mas nem sempre esse evento acontece antes dos primeiros sintomas da puberdade. A garota perto da idade de virar mocinha pode sentir dor nas mamas, cólicas, corrimento e alteração no sono e no humor. Caso esses sintomas sejam identificados pela família, o ginecologista é o profissional mais indicado para fazer a consulta e passar orientações. 

A saúde ginecológica começa em casa

Você já sentiu medo de se consultar com o ginecologista? Se sim, então você sabe como essa fase influencia na vida adulta. As crianças percebem os conceitos que vêm nos adultos ao seu redor. Por muito tempo, o tema do cuidado ginecológico foi taxado pela sociedade de vergonhoso. Mas isso é coisa do passado e hoje nós entendemos que se abrir com os filhos e ensinar a eles tudo de que precisam saber fortalece os laços familiares e fundamenta os valores da criança.

Muitas meninas não entendem a fase e se sentem mal pelas mudanças físicas, escondendo dos pais e passando por elas com muito medo. É fundamental que os pais e/ou responsáveis conversem! Se sua filha entender as mudanças e não se envergonhar delas, as chances de que procure um médico sempre que tiver problemas ginecológicos serão maiores. Estar atenta ao seu ciclo e à sua saúde é ter autoestima e amor próprio!

Lembre-se: a internet está cheia de informação! Assim como você, responsável, pode pesquisar como educar seus filhos; a criança também pode pesquisar as dúvidas que tiver. Será que a internet vai saber explicar a ele/a com a mesma atenção que você? Fique atento e ensine com amor!

De repente, mulher!

Imagine que você foi dormir uma criança despreocupada, que brincava todos os dias, e de repente acorda mocinha. A primeira menstruação não torna a criança em adulta, mesmo sendo uma marca para a fertilidade. Na primeira consulta, é comum que o profissional explique como funciona o ciclo menstrual, o motivo para o sangue, e como tudo isso significa o poder de gerar uma nova vida…!

Mas o médico ginecologista não tem a sutileza de um pai, e todas essas explicações sobre contracepção e gerar bebês podem acabar assustando uma menina que não teve contato com o tema antes. Novamente, o diálogo em casa prepara a mocinha para todas essas ideias, para que ela passe pela menarca com calma e muito orgulho. Afinal, ela agora está se preparando para ser adulta!

Menstruar ou ser sexualmente ativa?

Eu sei, eu sei! Assusta!

Se imaginar que um dia seus filhos vão abrir as asas e voar, ninguém consegue ficar totalmente tranquilo! Mas é para isso que preparamos esses serezinhos: para estarem prontos! Menstruar pela primeira vez é apenas o começo (ainda muito imaturo!) da vida fértil de uma mulher. Mas esse pontapé inicial não significa ser sexualmente ativa, nem ter uma “vida sexual”!

Um dos motivos mais comuns para que os pais não conversem com seus filhos e não levem as meninas para a rotina de cuidado ginecológico é que eles temem expor a criança ao “mundo dos adultos” muito cedo.

Sabe o que os médicos pensam disso? Que é um grande erro! 

Ensinar uma criança sobre o certo e o errado traz, sim, o conhecimento para ela, mas previne que ela escolha o que é errado. O seu filho acredita em você, tudo o que disser vai ser verdade! Essa fase não dura muito, e os pais precisam instruir os seus filhos, para que depois ele não acabe conhecendo essas mesmas ideias, mas através de uma perspectiva que não corresponde com a da família.

Minha filha tem medo do médico, e agora?

Mesmo com toda essa conversa e a sua orientação, talvez o medo apareça. Não force! A consulta precisa ser feita, mas usar a força não vai trazer boas experiências para ela. Se a garota tem medo do médico, tente sentar com ela e explicar, contar experiências passadas, de como foi a gravidez, e como o(a) doutor(a) ajuda até os bebezinhos. Se ela recusa ser avaliada por um médico ginecologista homem, procure uma doutora mulher. A primeira consulta precisa ser cercada de segurança e confiança. Assim que ela notar que a consulta trata apenas do bem estar e da saúde dela, não terá mais medo.

Como é a primeira consulta

Varia de profissional para profissional, mas normalmente a primeira consulta é apenas uma conversa para explicar hábitos saudáveis de rotina, o ciclo menstrual, o histórico da família com problemas ginecológicos, entre outros assuntos. Essa conversa vai mostrar à criança que ela não precisa ter medo e que o médico é um profissional confiável. Se os pais sentirem que essa é a abordagem ideal, converse com o ginecologista antes da consulta, e retorne outro dia para o check up. O exame depende muito do histórico da menina e dos familiares, por isso converse previamente com as mulheres da família. Encoraje a pequena e diga a ela que será um grande passo em sua vida!

E se ela precisar de alguns meses para se acostumar com a ideia, tudo bem! É melhor que acabe confiando com o tempo, do que ser forçada e nunca mais querer voltar.

Hanna-Perfil

Agende uma consulta online ou presencial

logo