Preciso de um psicólogo, psiquiatra ou um psicanalista? Entenda a diferença entre esses profissionais

O psiquiatra, o psicólogo e o psicanalista são profissionais que nos auxiliam no cuidado com nossas emoções, nossos sentimentos (sejam eles positivos ou negativos), nossa saúde mental e consequentemente a nossa saúde orgânica.
 
Mas, a qual desses profissionais devo procurar? Antes de tomar essa decisão, se faz necessário primeiro entender a diferença entre eles.
 
O psicólogo é um terapeuta formado no curso de psicologia (ciência que estuda o comportamento e processos mentais, como emoções, sentimentos, razão e pensamentos). Esse profissional trabalha por meio do processo terapêutico, que são contínuas conversas técnicas por tempo indeterminado, analisando principalmente o consciente de cada pessoa. Durante essas conversas, o psicólogo vai identificando as possíveis causas de qualquer comportamento do paciente que estejam sendo prejudiciais a si mesmo. O tratamento pode durar meses ou anos, dependendo do quadro de evolução de cada paciente. O psicólogo é um profissional que não prescreve medicamentos, mas caso perceba que haja a necessidade podem encaminhar o paciente para aprofundar o tratamento com um psiquiatra.
 
 Mas, quem é o psiquiatra? Hoje em dia, muitas pessoas ainda associam a psiquiatria a loucura, isso se deve ao fato de que até o século XVIII esse profissional atendia apenas em hospícios. Hoje o atendimento já é realizado também em consultórios e os tratamentos realizados atualmente pelos psiquiatras se aproximam bastante aos que são realizados pelos psicólogos, ficando assim cada vez mais claro que não se trata de um médico para tratar de pessoas loucas.   Trata-se de um profissional com formação em medicina e especialização em psiquiatria, os anos de estudos acadêmicos e práticos lhes permitem a identificação e diagnóstico de doenças como a depressão, esquizofrenia, compulsão alimentar, entre outros. A esse profissional, é permitido quando julgar necessário entrar com um tratamento medicamentoso, como antidepressivos ou ansiolíticos. 
 
O uso de medicamentos é considerado o principal item de diferenciação entre um psicólogo e um psiquiatra. O objetivo da interação medicamentosa é aumentar a qualidade de vida e aliviar sintomas prejudiciais ao paciente, e o tempo de uso da medicação vai depender da gravidade da patologia e resposta do paciente com seu uso. Podendo-se realizar um trabalho em conjunto com um psicólogo, ou até mesmo após um período suspender o tratamento psiquiátrico e dar continuidade apenas ao psicológico.
 
Agora, vamos falar sobre o psicanalista. Surgida no século XIX, com Sigmund Freud (médico neurologista austríaco), a psicanálise está bem próxima a análise que é realizada pelo psicólogo. Porém, na psicanálise acredita-se que os seres humanos não possuem total controle de seus pensamentos, e incluem em suas técnicas um estudo do inconsciente do paciente e por esse motivo é um tratamento mais longo do que o realizado por um psicólogo. Analisando o discurso do paciente, o psicanalista investiga esquecimentos, atos falhos e involuntários com o objetivo de propor questionamentos capazes de trazer equilíbrio do paciente com o seu eu interior. Esse profissional não tem permissão de prescrever medicações. A psicanálise não exige a formação em medicina ou psicologia, mas a maioria das escolas exigem alguma graduação prévia para se fazer o curso de psicanalista. Portanto, apesar de inserida na psicologia por ser uma forma de psicoterapia, a psicanálise é um campo à parte.
 
Vimos que esse três tipos de profissionais buscam a cura para transtornos mentais, mas cada um com suas peculiaridades e formações distintas. Agora, é só buscar o profissional que vai lhe ajudar de acordo com o que te acontece nesse momento.