Polineuropatia

Polineuropatia é definida como um distúrbio simultâneo de diversos nervos periféricos no organismo todo. Pode ser aguda ou crônica, de desenvolvimento gradativo.

Dentre as manifestações clínicas, as mais relevantes na polineuropatia crônica são o formigamento, a dormência, dor semelhante à de uma queimação e incapacidade de sentir vibrações ou a posição dos membros superiores, dos membros inferiores e das articulações. Geralmente, a sensação dolorosa intensifica-se durante a noite e pode tornar-se mais severa quando a área sensível é palpada ou quando há uma mudança de temperatura.

Uma vez que os pacientes com polineuropatia não percebem a temperatura e a dor, é comum que se queimem e se machuquem sem que percebam. Por não sentirem dor, estes pacientes também ficam sujeitos a sofrerem lesões articulares, pois a impossibilidade de percepção da posição das articulações resulta em uma instabilidade na marcha e até mesmo na posição em pé. Por fim, determinadas musculaturas podem enfraquecer e atrofiar. Alguns indivíduos com neuropatia periférica também possuem anormalidades no sistema nervoso autônomo, levando à consequente diarreia ou constipação, incapacidade de controlar a função intestinal ou vesical, impotência sexual e hipotensão ou hipertensão arterial. A pele fica pode ficar mais pálida e com sudorese em excesso.

O diagnóstico da polineuropatia crônica é obtido com facilidade através do quadro clínico apresentado pelo paciente em consulta com neurologista.

Agende já sua consulta aos primeiros sinais. (43) 3373-7900 www.onvita.com.br

O tratamento da polineuropatia vai depender da sua etiologia. Se esta condição for resultante de diabetes, o minucioso controle da glicemia pode impedir a evolução do processo e melhorar a sintomatologia. Contudo, a recuperação é vagarosa. A terapêutica do mieloma múltiplo e da insuficiência renal também podem levar a uma recuperação mais rápida. Já pacientes que apresentam comprometimento nervoso causado por uma compressão ou lesão podem precisar passar por uma cirurgia. Exercícios fisioterápicos podem ajudar na diminuição da intensidade da fraqueza e espasmos musculares.