Passo a Passo: Como fazer o autoexame de câncer de mama

Email-Outubro-20212

O exame de prevenção ao câncer de mama é importante para todas as mulheres a partir dos 20 anos, mas os nódulos podem aparecer em qualquer idade. Descobrir um nódulo precoce pode evitar complicações no futuro, e a maioria das mulheres consegue notar alterações nas mamas antes mesmo do exame! Para isso, é preciso conhecer seu corpo e prestar atenção aos sintomas! Você também pode fazer o autoexame em casa, que não exclui a necessidade do exame de mamografia, mas vai ajudá-la a descobrir os nódulos precoces! 

Aliás, nem todos os nódulos significam câncer! Existem vários nódulos que são benignos. Então, caso você note algum sintoma durante o autoexame, consulte-se e faça o exame real sob a orientação de um especialista! 

Quem pode fazer?

Garotas e mulheres que já tenham menstruado, podem fazer o autoexame uma vez por mês. Não se engane, o câncer de mama é mais comum durante a menopausa, mas aparece em qualquer momento da vida! Histórico na família também pode significar tendência para desenvolver o câncer, então, caso esse seja seu caso, é essencial estar atenta! 

Quando pode fazer?

O autoexame deve ser feito entre o 3º e o 5º dias após a menstruação, quando as mamas estão flácidas e indolores. Ou em um dia fixo, para mulheres sem menstruação.

Se eu fizer o autoexame, não preciso fazer a mamografia?

O exame de câncer de mama é obrigatório em mulheres acima de 40 anos, e recomendado para mulheres a partir dos 20. O autoexame pode ajudá-la a encontrar alterações sensíveis nas mamas, porém apenas a mamografia pode encontrar alterações no tecido das mamas, em seu interior, em que será mais difícil notar diferenças. Continue fazendo o exame de mamografia, mesmo com o auxílio do autoexame!

Passo a Passo

Você vai precisar de um espelho para começar o autoexame.

  1. SEM COBRIR as mamas, observe como elas estão nas seguintes três posições: quando você está com os braços soltos ao lado do corpo, quando os ergue acima da cabeça e quando coloca as mãos na cintura e pressiona a bacia.

Você vai observar o formato das mamas em todas as posições,  tamanho, cor, se apresentou inchaço, abaixamento, saliência ou rugosidade. Caso você já tenha se consultado com o ginecologista ou mastologista, e notou alguma mudança que não estava ali antes, é preciso averiguar com esses profissionais novamente!

aafonte: TuaSaúde

  1. EM PÉ Você precisa estar com o corpo molhado e a mão ensaboada, por isso é recomendado fazer durante o banho. Levante o braço esquerdo e coloque a mão esquerda atrás da cabeça, formando um triângulo com o braço. Palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita, com os movimentos ilustrados abaixo: 

Use os dedos das mãos juntos e esticados em movimentos circulares, de cima para baixo. Depois de fazer todos os movimentos de palpação, pressione os mamilos para ver se há a saída de algum líquido.

  1. DEITADA Você colocará o braço na mesma posição que usou quando estava em pé, só que agora, deitada. Se for mais confortável, pode usar uma almofada ou toalha debaixo do ombro. Faça os mesmos movimentos de palpação que foram feitos no passo 2. Esteja atenta aos detalhes de tamanho, saliências, inchaço, etc. 

Encontrei uma alteração, e agora?

Se você encontrou alguma mudança significativa, ou até mesmo consegue sentir um nódulo na mama, não fique ansiosa! Os nódulos são comuns e em sua maioria benignos. No entanto, ainda é necessário consultar os profissionais, para ter certeza! 

Alguns nódulos podem aumentar ao longo do tempo e causar outros problemas, outro motivo para consultar o especialista!

Outros sintomas visíveis que você deve estar atenta é:

  • Vermelhidão na região da mama

  • Alteração na textura da pele

  • Aumento de uma das mamas

Você sabia?

Homens também podem ter nódulos nas mamas, e para eles é mais eficiente o exame de palpação (ensinado aqui)! Recomende o autoexame para aqueles que você ama, e não tenha vergonha! O autoexame pode ser feito sozinho, é uma ótima forma de prevenir problemas futuros e se conhecer melhor!