O papel do fonoaudiólogo na amamentação

No mês de agosto, preparamos alguns materiais relacionados à amamentação. O mês é dedicado ao tema, que tem como mote o “Agosto Dourado”, data que visa conscientizar a população sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida e trazer luz às questões relacionadas ao assunto.

De acordo com a profissional, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre o tema, mesmo conhecendo os benefícios da amamentação para a saúde do bebê.

Dor, entrada de ar no momento da sucção, bebê que arrota muito, quantidade de leite insuficiente ou até mesmo a importância de amamentar, são problemas frequentes.

No entanto, o que se sabe, é que o aleitamento materno é muito importante para o desenvolvimento oral do bebê, que prepara toda a musculatura facial da criança, promovendo crescimento ósseo adequado e simétrico, beneficiando, inclusive, as funções da mastigação e da fala.

O fonoaudiólogo irá verificar se o bebê está fazendo a “pega” correta no seio da mãe, se a mãe e o bebê estão na posição correta na hora da amamentação, se o bebê está fazendo o vedamento labial adequado para impedir a entrada de ar durante a sucção, entre outras avaliações.

Portanto, em caso de dúvidas, é muito importante consultar um fonoaudiólogo. O cuidado de agora irá prevenir futuras disfunções, tais como problemas de fala, mastigação e deglutição.

Agende a sua consulta e deixe o fonoaudiólogo fazer uma avaliação minuciosa do seu caso.

Dra Daniela Bittencourt  / Fonoaudióloga / (CRFa: 3-10874/PR)
https://www.onvita.com.br/Especialista/Perfil/83

 

Visite o Perfil de Nossa Ginecologista: https://www.onvita.com.br/Especialista/Perfil/152