Hérnia de disco

A hérnia de disco ocorre quando uma porção do disco intervertebral na coluna comprime um nervo, sendo uma das causas mais comuns de dor lombar e também de dor na perna.

Os discos são responsáveis pela sustentação do peso do próprio corpo e de todos os movimentos que você faz como inclinação e rotação da coluna. Sua função é de amortecimento, absorvendo os impactos que a coluna sofre diariamente.

A hérnia de disco pode ser classificada em 3 tipos, conforme veremos abaixo.

Protrusas
O disco sofre um alargamento, porém, o líquido gelatinoso permanece em seu local. Ainda assim, por causa do maior volume, a estrutura pode acabar tocando em regiões de grande sensibilidade nervosa.

Extrusas
Ocorre o rompimento do anel fibrose e o escape do seu conteúdo gelatinoso, que sai por uma fissura na membrana e acaba pressionando elementos próximos.

Sequestradas
Nesse caso, há também o rompimento do anel fibroso e o escape do núcleo pulposo. Porém, o líquido acaba migrando através do canal medular para cima ou para baixo.

Além da pressão na raiz nervosa, provoca inflamação e compressão contínua.

Fatores de Risco para Hérnia de Disco:

Postura inadequada
Movimentos inadequados
Excesso de peso
Atividades de grande esforço físico
Sedentarismo
Fatores Genéticos
Tabagismo

O tratamento não cirúrgico conservador é o primeiro passo para a recuperação e pode incluir medicação, repouso, fisioterapia, exercícios domésticos, hidroterapia, injeções, bloqueios anestésicos e acupuntura.

Com uma abordagem multidisciplinar para o tratamento, a grande maioria dos casos melhoram em cerca de 6 semanas e retornam à atividade normal.

Se você não responder ao tratamento conservador, seu médico pode recomendar cirurgia

Anti-inflamatórios não esteroidais (ou seja, sem corticóide) podem ser utilizados na fase aguda, durante curtos períodos (5 a 10 dias) para diminuição da inflamação local e alívio de dor.

Convive com dores lombares? Agende uma consulta com um Ortopedista na Onvita. (43) 3373-7900