Fraqueza muscular

A fraqueza refere-se à perda da força do músculo, ou seja, as pessoas não conseguem movimentar um músculo normalmente apesar de tentar o máximo que podem. Contudo, o termo pode ser usado em excesso. Muitas pessoas com força muscular normal dizem que se sentem fracas quando o problema é fadiga ou quando o movimento é limitado por causa da dor ou rigidez articular.

A fraqueza do músculo pode ser um sintoma de mau funcionamento do sistema nervoso.

Para um indivíduo movimentar intencionalmente um músculo (chamado uma contração muscular voluntária), o cérebro deve gerar um sinal que percorre um caminho

O cérebro
Por células nervosas no tronco cerebral e na medula espinhal
Por nervos da medula espinhal até aos músculos (chamados nervos periféricos)
Através da conexão entre nervo e músculo (chamada ligação neuromuscular)

Além disso, a quantidade do tecido muscular deve ser normal, e o tecido deve ser capaz de se contrair em resposta ao sinal nervoso. Portanto, a fraqueza verdadeira ocorre somente quando uma ou mais partes dessa via – cérebro, medula espinhal, nervos, músculos ou as conexões entre eles – são danificadas ou estão doentes.

A fraqueza pode surgir de forma gradual ou repentina. Ela pode afetar todos os músculos no corpo (chamada fraqueza generalizada) ou somente uma parte do corpo. Por exemplo, dependendo de onde a medula espinhal é lesionada, doenças da medula espinhal podem causar fraqueza somente nas pernas.

Os sintomas dependem de quais músculos são afetados. Por exemplo, quando a fraqueza afeta os músculos do peito, a pessoa pode ter dificuldade para respirar. Quando a fraqueza afeta os músculos que controlam os olhos, a pessoa pode ter visão dupla.

A fraqueza muscular completa causa a paralisia. A pessoa pode apresentar outros sintomas dependendo do que está causando a fraqueza. A fraqueza muitas vezes é acompanhada por anormalidades como zumbido, uma sensação de picadas e dormência.

Aos primeiros sinais de fraqueza muscular, busque ajuda com um Neurologista para investigar a causa. A Onvita possui neurologistas em Londrina e Telemedicina. Agende sua consulta (43) 3373-7900 www.onvita.com.br