Fonoaudiologia para adultos. Quando fazer?

Provavelmente, muitos ainda pensam que fonoaudiólogo é somente para crianças que precisam aprender a falar "certo".

No entanto, assim como as crianças, os adultos também podem sofrer problemas de fala, sucção, mastigação, deglutição e mímica facial, que são funções relacionadas à face e à boca, utilizadas durante toda a vida.

Normalmente, os adultos procuram um fonoaudiólogo quando apresentam dificuldades na comunicação social ou em ambiente de trabalho. As principais queixas são de alteração para articular os sons da fala, expressividade oral (no caso de profissionais da voz como atores ou cantores) ou um problema vocal, devido ao uso inadequado da voz.

O fonoaudiólogo também pode melhorar muito a qualidade de vida relacionada a doenças como apneia do sono; câncer de cabeça e pescoço, que interfere diretamente na fala e na deglutição; labirintite; paralisia facial; AVCs, traumatismos e outras doenças neurológicas; intervenções faciais como cirurgia ortognática e trauma de face; cirurgias na garganta; entre outras.

Os idosos também podem se beneficiar muito com a fonoaudiologia, quando a intenção é fortalecer os músculos da deglutição, prevenindo assim engasgos frequentes ou perda auditiva por causa do envelhecimento normal.

Marque uma consulta! Ligue agora ou procure um de nossos profissionais em nosso site.

Acesse Aqui para Conhecer o Perfil de nossos Fonoaudiólogos.