Esporão do calcâneo

O esporão do calcâneo, também conhecido como "entesopatia de calcâneo" ou apenas "esporão", é um tipo de crescimento anormal do osso do calcanhar. Apesar de muitas pessoas associarem esse problema ortopédico a dores no calcanhar, o esporão do calcâneo é quase sempre assintomático.

A formação de um esporão do calcâneo ocorre quando a fáscia plantar, tecido que reveste a face plantar do pé (sola), faz excessiva tração sobre o calcanhar - movimento comum em corridas, jogos de futebol e outras atividades que demandam bastante dos pés.

Apesar de poucas vezes apresentar sintomas, o esporão do calcâneo pode estar associado a dores no calcanhar, assim como em outras áreas do pé e do tornozelo, porque muitas pessoas que desenvolvem essa protuberância óssea costumam ter também outros problemas ortopédicos. Entre eles, destacam-se:

Fascite (ou fascite) plantar - Inflamação do tecido que conecta o calcanhar aos dedos do pé. Pessoas com fascite plantar geralmente sentem dor no calcanhar e na sola do pé, principalmente quando levantam e dão os primeiros passos do dia. Em alguns casos pode ocorrer também inchaço.

Artrite reumatoide - Inflamação crônica autoimune (ou seja, o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano). A artrite reumatoide também costuma causar dor, rigidez e inchaço na região de calcanhar, tornozelo e pé.

A Onvita possui médicos ortopedistas especialistas no diagnóstico e no tratamento de problemas que provocam dores no calcanhar.

A partir dos sintomas descritos pelos pacientes, os médicos fazem o diagnóstico do problema ortopédico que está provocando as dores no calcanhar e definem o melhor tratamento a ser seguido.

Medicamentos anti-inflamatórios.
Medicamentos analgésicos.
Fisioterapia.

O esporão de calcâneo, como quase nunca é a causa da dor no calcanhar, pode ser diagnosticado em exames radiológicos de imagem radiográficos, mas não costuma ser o foco do tratamento.

Sofre com dores no calcanhar? Agende sua consulta com um ortopedista na Onvita (43) 3373-7900