Esclerose múltipla

A esclerose múltipla atinge o sistema nervoso, sendo uma doença inflamatória, crônica e autoimune.

A doença ocorre quando as células do sistema nervoso central (medula espinhal, cérebro e nervos ópticos) são atacadas. Nesse caso, o corpo confunde células saudáveis com não saudáveis, provocando lesões.

Com isso, o sistema imune corrompe um componente do sistema nervoso chamada “bainha de mielina”, que protege e reveste as fibras nervosas.

Os danos na bainha de mielina causam diversos sintomas, dificultando o controle de diversas funções comuns, como caminhar, falar, enxergar, urinar, entre outras que podem ou não ser afetadas pela doença, já que os sintomas variam entre os indivíduos.

A esclerose múltipla pode atingir qualquer sexo ou idade, porém é mais comum em mulheres, em pessoas entre 20 a 50 anos (média 28 a 31 anos) e, possivelmente, de pele branca e que vivem em zonas temperadas.

Há 3 formas clássicas da doença, sendo a mais comum, a Esclerose Múltipla Remitente Recorrente (EMRR), que se caracteriza por evoluir em forma de surtos, cujos sintomas ocorrem de maneira rápida, podendo deixar sequelas posteriores ou não.

Outro tipo é a Esclerose Múltipla Primária Progressiva (EMPP), onde a pessoa não sofre com surtos, mas é acometido de vários sintomas que se acumulam ao longo do tempo.

Por último, a Esclerose Múltipla Secundária Progressiva (EMSP), é considerada uma fase posterior do tipo Remitente Recorrente, tendo a progressão de sintomas de forma mais rápida que no início, podendo aumentar as sequelas.

Os sintomas iniciais mais comuns são os seguintes:

Formigamento, dormência, dor, ardor e coceira nos braços, pernas, tronco ou face e, algumas vezes, uma menor sensibilidade ao toque
Perda de força ou destreza em uma perna ou mão, que pode se tornar rígida
Problemas com a visão
A visão pode se tornar turva ou pouco clara. E, principalmente, as pessoas perdem a habilidade de enxergar quando olham para frente (visão central). A visão periférica (lateral) é menos afetada.

Aos primeiros sinais agende uma avaliação com um Neurologista, a Onvita te atende em Londrina ou Telemedicina (43) 3373-7900 www.onvita.com.br