Epilepsia

A epilepsia é um problema neurológico provocado por uma atividade elétrica cerebral anormal, temporária e reversível. Essa atividade anormal, que leva a uma descoordenação dos sinais neurológicos, provoca o que chamamos de crises epilépticas, as quais podem ser de diferentes tipos e podem provocar sintomas como alteração da consciência e tremores.

A epilepsia apresenta diferentes causas, as quais incluem doenças genéticas, tumores no cérebro, traumas no crânio, falta de oxigenação durante o parto, AVC, meningite e encefalite herpética.

As crises epilépticas podem se manifestar de diferentes formas, sendo a crise mais conhecida pela população aquela que se caracteriza pela perda de consciência, enrijecimento do corpo e tremores. Essa crise é conhecida como tônico-clônica, também chamada popularmente de convulsão.

Há ainda crises em que a pessoa se apresenta como se tivesse sido desligada, sendo essa ocorrência conhecida como crise de ausência. Em algumas crises, a pessoa permanece acordada, sendo observada a preservação da consciência. Trata-se, nesse caso, de uma crise focal simples. As diferentes crises estão relacionadas diretamente com a área do cérebro que é afetada no momento.

Para diagnosticar um caso de epilepsia, o médico deve analisar o histórico clínico do paciente. É importante que outra pessoa acompanhe o indivíduo até o médico para que este possa descrever as crises que o paciente apresenta. Exames como eletroencefalograma e tomografia do crânio podem ser importantes para a determinação do diagnóstico de epilepsia.

O tratamento da epilepsia inclui medicamentos chamados de antiepilépticos, os quais são muito eficientes para reduzir as crises. É recomendado ainda que o paciente não faça ingestão de bebidas alcoólicas, adote uma alimentação saudável, evite situações de estresse e procure ter boas noites de sono. Vale salientar que pacientes com epilepsia que fazem o tratamento adequado podem ter uma vida normal.

Agende uma consulta com um Neurologista na Onvita em Londrina (43) 3373-7900 ou Telemedicina www.onvita.com.br