Endometriose: dor de cólica muito forte

003

A endometriose é uma doença caracterizada por dores muito fortes antes da menstruação, durante relações sexuais, sangramento ao urinar, menstruação intensa e irregular, e outros sintomas como fadiga e cansaço. Às vezes, esses sintomas não são percebidos ou são descartados como normais. Mas ter dores até 2 semanas antes da menstruação ou em relações sexuais  não é  normal. 

Mas por quê?

A endometriose acontece por causa do tecido que reveste o útero em períodos de fertilidade, chamado endométrio. Esse endométrio é que vai nutrir um feto caso o óvulo seja fecundado. Durante o período fértil, o tecido engrossa e, quando é tempo, se desprende para ser eliminado pela menstruação. O problema começa aí, porque algumas partes fazem o caminho inverso da eliminação. Ao invés de saírem, retornam para as trompas, ovários, intestinos e bexiga. É esse endométrio perdido no corpo que causa as dores e a infertilidade.

Essa doença pode começar desde a primeira menstruação, sendo normalmente diagnosticada aos 30 anos. Mas o número não significa muito, já que muitas mulheres só são tratadas tardiamente porque não procuram orientação.

Cerca de 6 milhões de mulheres brasileiras sofrem com endometriose. Entre 10 a 15% das mulheres na idade reprodutiva (13 a 45 anos) vão desenvolver endometriose e, aquelas que desenvolverem, têm 30% de chances de ficarem estéreis.

Infértil?!

Sim. Uma das consequências da endometriose é a esterilidade, ou dificuldade em engravidar, diarréia e sangramento intestinal. Por isso estar atenta aos sintomas e procurar tratamento é tão importante!

Como é o diagnóstico?

Para ter certeza da doença, é preciso fazer exames de físico, ultrassom endovaginal especializado, exame ginecológico, dosagem de marcadores e outros exames laboratoriais.

É difícil diagnosticar a endometriose em exames físicos, por isso os exames de imagem e de laboratório serão mais confiáveis. Dependendo do seu médico, ele poderá pedir exames específicos, mais de um ou não. Em casos de endometriose profunda, exames parecidos, mas em outras regiões do corpo, também podem ser pedidos, como no reto e nos intestinos.

E como tratar?

O tratamento vai depender da gravidade e das intenções da paciente. Um dos tratamentos é a cirurgia para retirada dos endométrios e dos focos agravados por eles, como as formações de cistos. Em casos extremos, a retirada de órgãos danificados também será necessária, mas apenas se for estritamente necessário. É possível realizar essa cirurgia à laser.

Uma outra forma de tratar, para casos mais amenos, é através de medicamentos. Analgésicos, anti-inflamatórios, danazol, e outros indicados pelo profissional ginecologista.

A mulher que quer engravidar, mas não quer passar pela cirurgia, precisa fazer um acompanhamento sobre seu quadro de endometriose e as chances da gravidez; assim como ponderar sobre a fertilização in vitro, porque a doença não afeta a probabilidade da gravidez para essa opção. 

A endometriose tem cura?

Não. Embora exista tratamento para aliviar as dores e limpar o organismo (favorecendo as chances da gravidez), a endometriose não tem cura. 

Hanna-Perfil

VEJA TAMBÉM

Dificuldade em engravidar

Combater a endometriose com exercícios físicos