Doença arterial coronariana:

Doença arterial coronariana: o que é, sintomas e tratamento

Você sabia que existem diversas doenças cardiovasculares? Elas são enfermidades que afetam a saúde do coração e, muitas vezes, quando não tratadas, podem levar à morte, como é o caso da doença arterial coronariana. Esse é um problema caracterizado pelo dano ou obstrução dos vasos sanguíneos e pode afetar pessoas de qualquer idade, especialmente idosos.

Em casos mais graves pode causar um infarto e, por isso, é preciso ficar atento aos sinais. O que muitas pessoas não sabem é que, com os cuidados necessários, é possível prevenir e até reverter a doença. Pensando nisso, criamos este post para explicar um pouco mais sobre a enfermidade, seus sintomas e tratamentos. Confira!

O que é a doença arterial coronariana?
A doença arterial coronariana é um tipo de doença cardiovascular caracterizada pela obstrução dos vasos sanguíneos, que são responsáveis pelo transporte de sangue, nutrientes e oxigênio ao sangue cardíaco. Também podem ser conhecidos como artérias coronarianas.

Esse problema costuma acontecer por causa de acúmulos de gordura nas paredes das veias ou por conta de inflamações. Quando o bloqueio é completo pode causar um infarto. A doença se desenvolve ao longo de vários anos e pode não ser percebida até que algo mais grave aconteça, como um ataque cardíaco. 

Quais os sintomas?
Como mencionamos acima, nem sempre a doença apresenta sintomas, o que costuma tornar difícil identificá-la. Mas quando as artérias começam a se estreitar, o corpo demonstra alguns sinais. Com o passar do tempo, quanto mais o problema piora, maiores são as chances de sentir algum incômodo como:

dor no peito — também conhecido com angina, é caracterizada pela sensação de aperto ou pressão no tórax. Esse incômodo geralmente ocorre no meio ou lado esquerdo do peito e costuma ser desencadeado por estresse físico ou emocional;

falta de ar — quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para suprir as necessidades do corpo, a pessoa sente falta de ar ou fadiga extrema;

ataque cardíaco — como mencionamos acima, o ataque cardíaco acontece nos casos extremos da doença. Os sinais de que está tendo um infarto são falta de ar, forte pressão no peito, dor no braço ou ombro e sudorese.

As dores no peito podem ser passageiras ou durarem um certo período de tempo. Em mulheres ela pode ser sentida de maneira muito forte e atingir também o pescoço, braço e costas.

Quais são as principais causas?
A doença arterial coronariana começa com lesões ou danos dos vasos sanguíneos, que podem ser causados por muitos motivos. Quando a parede interna é danificada, as placas de gordura começam a se acumular no local, causando obstruções.

Caso essas placas se quebrem, as plaquetas podem tentar reparar o problema, mas se elas se acumularem, podem causar o bloqueio total da artéria e, consequentemente, o infarto.

Entre as principais causas dessas lesões estão:

colesterol elevado;

pressão arterial elevada;

fumo;

sedentarismo;

diabetes ou resistência à insulina.

Existem também alguns fatores de risco aos quais as pessoas precisam ficar atentas:

idade;

sexo (geralmente o masculino);

histórico familiar;

cigarro;

níveis elevados de colesterol no sangue;

hipertensão;

obesidade ou sobrepeso;

diabetes;

estresse.

O alto nível de colesterol no sangue e histórico familiar são os dois fatores de risco que mais precisam de atenção. Os fatores de risco podem vir separados ou um pode desencadear o outro. Caso apresente mais de dois, as chances de desenvolver a doença são maiores.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito por meio de consulta com o cardiologista, em que o paciente vai relatar seus sintomas e histórico familiar e o médico solicitará exames para comprovar a doença. As análises utilizadas são eletrocardiograma, teste de esforço físico, angiografia das coronárias e tomografia computadorizada do coração.

Os exames ajudam a definir também o estágio em que a doença se encontra. Nos estágios iniciais há o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, mas não é suficiente para causar complicações e pode ser revertido facilmente. Já em casos mais avançados, ela pode estar completamente obstruída, vindo a causar um infarto a qualquer momento.

Qual o tratamento?
O tratamento para a doença arterial coronariana é desenvolvido individualmente e vai depender do estágio da doença e análise dos exames do paciente. Ele costuma ser elaborado a partir da combinação de medicamentos e mudanças no estilo vida. Para isso, o indicado é a prática de atividades físicas, alimentação saudável, evitar gorduras e frituras, parar de fumar, perder peso e reduzir o estresse.

No caso dos medicamentos, podem ser prescritos remédios para controlar o colesterol, dipirona, nitroglicerina, bloqueadores beta, bloqueadores dos receptores da angiotensina II (ARBs) e inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA). Em pacientes mais graves podem ser recomendadas cirurgias para restaurar os vasos sanguíneos, que podem ser Intervenção Coronária Percutânea, Angioplastia Coronária ou Ponte aorto-coronária.

Como prevenir?
Em qualquer enfermidade a prevenção é sempre o melhor tratamento, no caso da doença arterial coronariana não é diferente. Por ser uma doença que, geralmente, se desenvolve a partir de maus hábitos, uma melhora no estilo de vida pode ser o essencial para preveni-la, como:

praticar exercícios físicos;

parar de fumar;

manter uma dieta balanceada, com baixo teor de gordura e sal, rica em vegetais, frutas, grãos, nutrientes e vitaminas;

reduzir o estresse;

manter o peso saudável.

Visitar um médico cardiologista regularmente é outra maneira de prevenir a doença arterial coronariana. É ele quem vai solicitar exames e analisar seu histórico familiar, assim a enfermidade pode ser descoberta mais cedo, reduzindo as chances de possíveis complicações.

Como você acompanhou, a doença arterial coronariana é grave, mas com o acompanhamento, tratamento e cuidados certos pode ser revertida ou evitada. Manter hábitos saudáveis é essencial para a prevenção de diversas doenças e pode salvar vidas. Caso perceba um ou mais sintomas descritos acima, procure um médico imediatamente.

Agora que você já sabe mais sobre a doença arterial coronariana, já pode começar a prevenir e cuidar melhor da saúde do seu coração. Aproveite e agende agora mesmo uma consulta com um cardiologista em Londrina na Onvita ou via Telemedicina. (43) 3373-7900