Diferenças entre COVID x ÔMICRON x H3N2

Para quem anda informado, é normal que a dúvida surja: Qual a diferença entre todas essas doenças e como posso me cuidar para não pegar nenhuma? Bem, o principal problema das três é que todas apresentam sintomas gripais - ou seja, são muito parecidas com gripe!

Covid - A Covid-19 já é “antiga” na casa, já estamos em alerta sobre ela há 3 anos, vivendo em pandemia e reclusão, com as diretrizes para manter o distanciamento, sempre usa álcool em gel e máscara em lugares públicos. Como vírus, a COVID pode se transformar, mudando partes de si mesma para ser mais infecciosa. É como se o vírus tentasse arrumar uma forma “de sobreviver” agora que estamos nos vacinando contra ele. Essas são as chamadas “variantes” ou “cepas virais”. A ômicron é uma variante da covid.

O vírus ataca as pessoas de formas diferentes, cada organismo responde de um jeito. Por isso, tem gente que é "assintomática" e nem sabe que está doente, e gente que fica mal por meses. Como saber qual vai ser a sua reação ao vírus? É impossível dizer. Tudo depende da sua propensão, da imunidade do seu sistema e também da gravidade da infecção. Uma mesma família pode ter diagnósticos bem diferentes, então ande sempre com cuidado! 

 

Ômicron - É uma variante da COVID-19 que tem por característica principal a sua alta transmissibilidade. Poxa, mas que palavra difícil! O vírus da ômicron consegue se transmitir no ar com muito mais facilidade que a covid normal, por isso temos visto esse aumento de casos da doença. Para a nossa alegria, essa variante tem um grau de infecção menor, fazendo com que os sintomas e as consequências da doença sejam menos graves que a da covid. Segundo o nosso médico infectologista, Dr. Sidney Hideki Matusoka (CRM PR: 26935 RQE PR: 28240), os casos em todo o Brasil têm aumentado, mas as internações têm diminuído. Podemos supôr que seja por causa da Ômicron, que é altamente transmissível, mas menos prejudicial.

Porque é muito semelhante à gripe comum, a ômicron pode ser ignorada ou negligenciada por quem está doente, a pessoa continua a viver normalmente, mesmo doente e, assim, a transmissão é ainda maior. Fique atento a esses sintomas, que, mesmo leves, podem ser prejudiciais para as outras pessoas. A ômicron é menos nociva (prejudicial), mas ainda pode se agravar em pessoas que tenham a propensão para isso, como por exemplo pessoas com comorbidades, idosos ou com a imunidade baixa. Esteja atento(a) e faça o teste!


H3N2 - O mais novo vírus que tem estampado os jornais de todo o mundo é o H3N2. Lembra de outro surto que teve alguns anos atrás, da H1N1? Então, o vírus se modifica, e várias cepas já apareceram, sendo a mais recente delas a H3N2. Essa cepa da Influenza é, também, muito similar aos sintomas da gripe comum, e pode até se confundir com os sintomas da covid e da ômicron. Como diferenciar? Note as especificações de cada um:

Se tiver qualquer um desses sintomas, e mesmo se tiver contato com alguém doente, faça o teste! Assim você pode manter segura a sua família e toda a sociedade.

INTERESSE EM UM DIAGNÓSTICO MAIS ESPECIALIZADO? CONSULTE-SE COM NOSSO INFECTOLOGISTA!