Depressão, sim existe!

 

depressao-sim-existe

Depressão é uma doença como qualquer outra. Não é sinal de loucura, nem de preguiça, e nem de irresponsabilidade. Desanimo, tristeza, achar que a vida já perdeu a graça, são sinais de alerta para buscar ajuda. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos outra vez;

Depressão pode ocorrer em qualquer fase da vida: na infância, adolescência, maturidade e velhice. Os sintomas podem variar conforme o caso. Nas crianças, muitas vezes são erroneamente atribuídos a características da personalidade e nos idosos, ao desgaste próprio dos anos vividos;

O número de jovens que tiram a própria vida vem aumentando. Dados de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a depressão é a segunda principal causa de morte entre os 15 e 29 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito.
A família dos portadores de depressão precisa manter-se informada sobre a doença, suas características, sintomas e riscos. Afinal, trancafiar-se num quarto às escuras, sem fazer nada nem falar com ninguém, está longe de ser um bom caminho para superar a crise depressiva.
Depressão é uma doença que exige acompanhamento médico sistemático.

Quadros leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico. Nos outros mais graves e com reflexo negativo sobre a vida afetiva, familiar e profissional e em sociedade, a indicação é o uso de antidepressivos com o objetivo de tirar a pessoa da crise.
A tristeza tem motivo. A pessoa sabe que está triste. Já a depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa deprimida também pode ter forte sentimento de desesperança e pensamentos suicidas.
 

Esta passando por isso ou conheçe alguém que demonstra estes comportamentos? Clique aqui para conhecer nossos profissionais.

Lembre-se, sempre é tempo de buscar ajuda!