Dependência química: O psiquiatra pode ajudar?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a dependência química é um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada(s) substância(s).

A dependência pode se dar com psicoativos (fumo, álcool, cocaína) e/ou com um conjunto vasto de fármacos (remédios).

A dependência química é uma doença crônica e multifatorial, que se estabelece no indivíduo por diversos fatores, tais como, a frequência do uso da(s) substância(s), a quantidade ingerida, a condição de saúde pessoal e pelos fatores genéticos, psicossociais e ambientais.


???????????? ???????????????? ???????????

Quando o indivíduo experimenta um desejo incontrolável de consumir a substância e não consegue parar depois de ter começado, está na hora de procurar auxílio médico.

Outros sinais, como o aumento da tolerância (necessidade de doses maiores para atingir o mesmo efeito), também precisa ser observado.

Normalmente o dependente não tem condições emocionais, psicológicas e financeiras de buscar tratamento. Nesses casos, é importante que familiares e amigos deem o apoio necessário.


???? ???????????????????? ???????? ?????????????

Uma pessoa com dependência química, caso busque ou aceite ajuda, pode sofrer muito com a abstinência. Sintomas como a sudorese extrema, tremores, ansiedade profunda e depressão podem acometer o indivíduo que está no processo de cura.

Por isso, o auxílio do psiquiatra no tratamento é fundamental. Ele irá receitar a medicação mais adequada para que, paulatinamente, ocorra a diminuição dos sintomas.

O psicólogo também é importante nesse processo, pois atua com a finalidade de ouvir as angústias e dificuldades do paciente e, a partir daí, realizar a intervenção.


???????? ???????????

Parar com o vício não é uma questão de simples força de vontade. Se você é dependente químico ou conhece alguém que esteja passando pelo processo de superação da doença, procure ajuda!

?? ???????????? ?????????????????? ?? ???????????? ???????????????? ?????? ???? ???????? ???? ?????????????????????? ?? ????????ó?????????? ?????????????????????? ???????? ????????????á-???? ?????? ?????????????????? ???????????? ?? ????????????????????.

Agende agora! https://www.onvita.com.br/Search