Crises familiares

O ambiente familiar é possivelmente o local mais importante de nossas vidas. É onde nós vivemos, crescemos, visitamos quando é hora de tomar o próprio rumo e recebemos novos familiares. A pessoa que nos tornamos na vida adulta é um reflexo das vivências que tivemos nesse ambiente.
A dinâmica no seio familiar é muito importante para a boa convivência. Em um ambiente opressor e cheio de controles desnecessários, há tristeza, rebeldia e ressentimento. Por outro lado, em ambientes honestos e abertos às diferenças as pessoas são mais unidas e felizes.

Além disso, a própria convivência pode causar atrito. Quando convivemos com alguém por muito tempo, tendemos a aceitar certos hábitos e desenvolver resistência a outros. São as famosas implicâncias.

Para que os membros da família sejam emocionalmente saudáveis, é preciso construir um ambiente confortável e acolhedor. Felizmente, há muitas maneiras de transformar a sua casa em um lugar especial e, ainda, restaurar relacionamentos familiares danificados!

Para sanar os problemas familiares, você pode:

Promover a compreensão: seja compreensivo sobre os sentimentos alheios e encoraja os demais a fazer o mesmo. Reduza os palpites, os comentários e as críticas.
Melhorar a comunicação: para isso, você pode alongar o tempo que passa com seus familiares. As refeições podem ser feitas sempre em família, ou um dia da semana pode ser estabelecido para uma atividade bacana.
Fazer negociações: negociar compromissos e horários é uma forma de mostrar que as necessidades e desejos de todos são importantes.
Administrar o estresse: é claro que o estresse pode tomar conta, mesmo com os esforços para criar um ambiente bacana. Sendo assim, a família pode dedicar mais tempo para atividades simples e prazerosas em grupo, ou buscar terapia familiar ou individual para preservar a harmonia.
Buscar ajuda profissional: alguns problemas familiares requerem medidas próprias devido às especificidades, como no caso de abuso de substâncias. Enquanto você pode tornar o dia a dia mais agradável, o problema apenas será resolvido com a assistência de especialistas. Então, não se acanhe e peça ajuda antes que se agrave para um profissional na Onvita.