Como tratar o TDAH?

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) é uma doença silenciosa e que atinge em grande maioria as crianças. Segundo dados do DSM-5, acredita que o TDAH ocorre em 5% das crianças e 2,5% dos adultos. Ainda de acordo com o estudo, o transtorno é mais frequente em meninos do que em meninas, na população geral.
 
Quando feita a comparação entre o público infantil e os demais, a pesquisa constatou que a proporção de TDAH se configura da seguinte forma: 2:1 em crianças e 1,6:1 em adultos.
 
Fique atento aos sintomas, é possível confundi-los com outros problemas como, dislexia, disgrafia, etc. Para quem convive com pessoas que tem TDAH os sintomas são bem perceptíveis, mas o correto é sempre procurar uma equipe médica que saiba exatamente avaliar o diagnóstico mais preciso. 
 
Os sinais mais comuns de pessoas com TDAH são:
 
Desatenção frequente em situações do cotidiano (obrigatórias e lúdicas);
Dificuldade para seguir instruções ou finalizar o que devia (alguma tarefa);
Não se familiarizar com atividades que peçam raciocínio ou atenção (atividades que necessitam de esforço mental);
Ficar distraído por estímulos externos e não prestar atenção ao que se passa dentro do contexto ao que está inserido;
Perder objetos que fazem parte de alguma função rotineira;
Bater mãos e pés quando precisa ficar parado;
Levantar-se da cadeira a todo instante (inquietação total);
Não ter paciência de esperar o outro terminar as atividades e querer passar na frente;
 
Para obter um bom tratamento é preciso uma equipe especializada para orientar a família.  Na maioria dos casos, pode-se notar a presença de neuropsiquiatras, neuropediatras e neurologistas. No entanto, profissionais de outras áreas também são imprescindíveis para reforçar o tratamento: psicólogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas, entre outros.