Bursite

A bursite é uma inflamação da bursa, que é um tipo de ‘bolsa’ que se encontra dentro de algumas articulações que serve para proteger e evitar o atrito entre duas extremidades ósseas. Algumas articulações que contém a bursa, e que por isso, podem desenvolver uma bursite são: o ombro, quadril, tornozelo, joelho e calcanhar.

No ombro existem duas bursas diferentes, a bursa subacromial e a bursa subdeltóidea e quando estas inflamam provocam uma dor intensa localizada num ponto exato do ombro. Estas são os tipos mais comuns porque trabalhos como levantar os braços para limpar as janelas ou pintar uma parede, podem provocar inflamação.

Entre os sintomas mais frequentes da bursite estão dores, inchaço, dificuldade e limitação para realizar os movimentos da área atingida. O diagnóstico é feito por avaliação clínica com ortopedista e pode ser complementado com exames de imagem como radiografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

?O tratamento vai depender do resultado do diagnóstico e pode incluir o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Outro método de tratamento pode ser a fisioterapia, cujo objetivo é fortalecer a musculatura afetada. É importante que a bursite seja tratada assim que aparecerem os primeiros sintomas, evitando assim complicações e a necessidade de tratamentos mais invasivos como as cirurgias. Fazer exercícios de alongamento e pausas em atividades que demandam esforço repetitivo são maneiras de prevenir a bursite. Também é recomendado manter uma boa hidratação, já que isso ajuda a manter lubrificadas as articulações do corpo.

Sofre com dores ou inchaços no ombro, quadril, tornozelo, joelho e calcanhar, agende uma consulta com um Ortopedista na Onvita. (43) 3373-7900