Como saber se tenho autismo?


A Avaliação neuropsicológica é um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.
É feito por meio de entrevista e testes neuropsicológicos padronizados realizados pelo psicólogo. Durante as sessões o profissional avaliará pontos como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, humor, habilidades etc.
A avaliação neuropsicológica pode ser necessária quando há algum caso de deficiência cognitiva que prejudica a vida diária da pessoa e interfere negativamente em seus relacionamentos interpessoais.
Sendo assim, alguns sinais podem indicar a necessidade de realizar o exame. Veja os principais:
Perda de memória;
Déficit das funções executivas, como planejamento e organização;
Dificuldade para se concentrar;
Déficit de atenção;
Déficit de raciocínio;
Dificuldades de aprendizagem;
Dificuldade com resolução de problemas;
Déficit das habilidades perceptivas e motoras.
A avaliação neuropsicológica também é útil para realizar o diagnóstico diferencial de doenças ou distúrbios que apresentam alterações tanto de ordem neurológica quanto psicológica. Assim, o exame ajuda a diagnosticar casos de:
Transtorno de déficit de atenção;
Autismo;
Hiperatividade;
Dislexia;
Atraso no desenvolvimento cognitivo;
Distúrbios mentais;
Demências;
Doença de Alzheimer;
Doença de Parkinson;
Traumatismo craniano;
Acidente vascular cerebral (AVC);
Epilepsia;
Depressão.
Além de possibilitar o diagnóstico, a avaliação neuropsicológica também serve para identificar a intensidade dos distúrbios cognitivos. Assim, é possível acompanhar a evolução do quadro clínico de pacientes, por exemplo, com Alzheimer, ou, ainda, monitorar a recuperação cognitiva em pacientes em reabilitação.
Tem dúvidas? Agende uma consulta com nossa neuropsicóloga
Onvita Consutlas e Exames (43)3373-7900
www.onvita.com.br