Adenoidectomia

Adenoidectomia: procedimento cirúrgico responsável pela remoção do tecido linfóide localizado na parte superior da nasofaringe humana, conhecido como adenóide (carne esponjosa) ou tonsilas faríngeas.

Em quais casos a adenoidectomia é indicada?
A indicação mais comum ocorre em crianças que apresentam roncos e respiração oral. Em geral, isso ocorre devido à obstrução nasal causada pelo aumento da adenoide.

Quando não tratada adequadamente, pode acarretar mau desenvolvimento craniofacial da criança.

A seguir, apresentaremos outras indicações.

Rinossinusite crônica em crianças
No caso de obstruções nasais decorrentes da rinossinusite — tanto moderada quanto severa — decorrente do aumento de tonsila faríngea, a adenoidectomia deve ser levada em consideração para melhorar o fluxo nasal e drenar as secreções.

Em quadros de doenças nasosinusais, a cirurgia demonstra uma grande melhora na qualidade de vida das crianças que têm essas doenças.

Otites médias
A cirurgia é considerada bastante eficiente para diminuir quadros de otite média aguda recorrente nos casos de aumento do volume das tonsilas faríngeas.

Suspeita de neoplasia
Em caso de câncer, há a necessidade de retirar o tecido neoplásico o mais rápido possível. Devido à possibilidade de malignidade e disseminação, quanto mais rápida for a excisão, melhor será o prognóstico.

Agende uma consulta com nossa Médica Otorrinolaringologista e saiba mais sobre tratamentos e cirurgias. Dra. Elouise Zwirtes Frare (43) 3373-7900