A solidão

A solidão, muitas vezes, é um problema que passa desapercebido pela sociedade. Por incrível que pareça, mesmo em um mundo cada vez mais conectado, a falta de interação pessoal tornou-se uma tendência. E isso é algo que pode interferir diretamente no bem-estar e na saúde mental das pessoas.

A solidão é uma fonte de estresse e nós não fomos feitos para viver sozinhos. Ao permanecemos sozinhos por muito tempo, os níveis de estresse do corpo aumentam, gerando uma resposta de luta, fuga ou medo. Algo capaz de provocar inflamação crônica no organismo, elevação da pressão arterial e aceleração da frequência cardíaca.

Evite o isolamento

O isolamento é um grande inimigo das pessoas, independentemente da fase da vida em que se encontram. É o núcleo de muitas doenças mentais e faz os quadros clínicos piorarem consideravelmente. Por isso, a nossa dica é evitar, ao máximo, o isolamento das pessoas e também das atividades do dia a dia, como por exemplo, ir ao supermercado, à feira, ao parque caminhar, a um café da tarde com amigos, enfim, é preciso sempre se aproximar das pessoas, sejam elas mais íntimas ou novos conhecidos.

Busque atividades em grupo

Todos os profissionais de saúde mental são convictos em afirmar que a interação social é um ótimo remédio para muitos males

Crie hábitos sociais

Seja um cineminha na tarde de sábado, o auxílio na obra da religião de sua escolha ou uma viagem para relaxar a mente com uma grande amiga ou amigo. São distrações excelentes que auxiliam no combate à solidão.

Seja confiante

Para que tudo dê certo, é fundamental você ser confiante em si mesmo. Evite ser muito exigente e veja o lado bom e positivo em tudo o que fizer. Algumas experiências poderão ser boas ou não, sua participação é o mais importante. Assim, certamente a sua vida ficará mais leve e agradável, fazendo com que os dias fluam de uma maneira prazerosa e menos tensos.

Precisando de ajuda, busque um profissional capacitado.

A Onvita tem psicólogos que podem te auxiliar nesse caso.

Agende sua consulta