A síndrome ou transtorno do pânico

A síndrome ou transtorno do pânico (ansiedade paroxística episódica) é uma doença que se caracteriza pela ocorrência repentina, inesperada e de certa forma inexplicável de crises de ansiedade aguda marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais aterrorizantes, que atingem sua intensidade máxima em até 10 minutos. Durante o ataque de pânico, em geral de curta duração, a pessoa experimenta a nítida sensação de que vai morrer, ou de que perdeu o controle sobre si mesma e vai enlouquecer.

A primeira crise pode ocorrer em qualquer idade, mas costuma manifestar-se na adolescência ou no início da idade adulta, sem motivo aparente. O episódio pode repetir-se, de forma aleatória, várias vezes no mesmo dia ou demorar semanas, meses ou até anos para surgir novamente. Pode também ocorrer durante o sono.

O ataque de pânico começa de repente e apresenta pelo menos quatro dos seguintes sintomas:

Medo de morrer;
Medo de perder o controle e enlouquecer;
Despersonalização (impressão de desligamento do mundo exterior, como se a pessoa estivesse vivendo um sonho) e desrealização (distorção na visão de mundo e de si mesmo que impede diferenciar a realidade da fantasia);
Dor e/ou desconforto no peito que podem ser confundidos com os sinais do infarto;
Palpitações e taquicardia;
Sensação de falta de ar e de sufocamento;
Sudorese;
Náusea;
Desconforto abdominal;
Tontura ou vertigem;
Ondas de calor e calafrios;
Adormecimento e formigamentos;
Tremores, abalos e estremecimentos.
Com frequência, portadores da síndrome do pânico apresentam quadros de depressão. Em alguns casos, alguns buscam no alcoolismo uma saída para aliviar as crises de ansiedade.

Aos primeiros sintomas busque um médico psiquiatra para te auxiliar.

Atendemos em Londrina e via Telemedicina em todo o Brasil

Agende sua consulta na Onvita (43) 3373-7900 www.onvita.com.br