A psicoterapia

A psicoterapia, também chamada apenas “terapia”, é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins.

As sessões de terapia referem-se a reuniões estruturadas entre um psicólogo licenciado e um paciente, com o objetivo de melhorar algum ou todos os aspectos da vida.

O aspecto crítico é que o paciente trabalha em colaboração com o terapeuta, e pode identificar melhorias e mudanças positivas ao longo do tempo, afinal, a maioria das terapias de uso amplo foi bem testada e considerada eficaz.

Terapeuta e paciente interagem entre si por quase uma hora: ambos falam, argumentam, escutam atentamente um ao outro e saem ao final da sessão, cada qual com uma expectativa.

Há sessões nas quais o paciente desabafa, recebe acolhimento e se sente bem, acreditando que valeu a pena. Contudo, também há sessões em que o paciente sente raiva, frustração e deseja sair do consultório sem a promessa de um retorno.

Na sessão de terapia, uma pessoa relata a intimidade, compartilha acontecimentos importantes, divide pontos de vista incomuns, conta verdades até então não reveladas, tudo isso com a riqueza que só essa relação poderia oportunizar.

No consultório ou na terapia online, durante a sessão, sorrisos, lágrimas, lembranças boas e ruins, saudade, arrependimento, ansiedade, expressões de raiva e outras emoções podem se fazer presentes.

A riqueza do processo terapêutico se dá quando as partes envolvidas falam a mesma linguagem e caminham juntos para o entendimento de mudança.

É na sessão de terapia, que o terapeuta intervém por meio da mediação verbal ou até mesmo de algumas técnicas não verbais.

Dessa forma, mais do que interpretar a fala do paciente, mais do que formular hipóteses sobre o problema psicológico, o terapeuta precisa intervir.

A sessão terapêutica é o momento para as intervenções e a verificação direta ou indireta dos resultados.

Na Onvita você encontra psicólogos - terapeutas em Londrina e Online em todo o Brasil. Agende sua consulta. Busque ajuda. Aceite ajuda.